Câncer de Glândula Supra-Renal (Adrenal)

As glândulas supra renais são um dos principais órgãos do nosso sistema endocrinológico, ficam localizadas encima dos rins e são responsáveis pela produção de hormônios fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo, como o cortisol, a aldosterona e a adrenalina.

RAPHAEL-TAHA-IMAGEM-INTERNA-Câncer-de-Glândulas-Supra-Renais
Nódulos desta glândula são relativamente comuns, sendo que a maioria são tumores benignos, que em alguns casos podem produzir hormônios em excesso e levar a um desbalanço no equilíbrio hormonal do nosso corpo. Podendo causar patologias como o hiperaldosteronismo (quando há excesso na produção de aldosterona) que é a principal causa de hipertensão secundária, ou seja, um quadro de pressão alta causado exclusivamente pelo excesso deste hormônio e que pode ser corrigido com a remoção desta glândula. Outra doença relacionada é o hipercortisolismo, causado pela produção excessiva de cortisol, patologia esta que pode estar relacionada a inchaço, ganho de peso, fraqueza muscular e perda óssea; podendo levar a hipertensão secundária, diabetes melitus e osteoporose.

Diagnóstico

Atualmente, a maioria das patologias da glândula supra renal são diagnosticados como achados em exames de imagem realizados por outro motivo, é comum, por exemplo, paciente realizar uma tomografia abdominal por algum outro motivo e localizar um nódulo em glândula supra renal. Neste caso, é necessário uma avaliação especializada por urologista, que através da análise do exame de imagem pode identificar o risco de ser um tumor benigno ou maligno, atualmente a tomografia de abdome e a ressonância magnética tem uma alta especificidade para descartarmos a presença de um câncer nesta glândula; além disso, ele deve realizar uma avaliação se este nódulo é funcionante ou não, ou seja, se ele esta produzindo hormônios em excesso, realizada através de uma boa entrevista com o paciente, na qual já é possível identificar características relacionadas à produção excessiva de hormônios, associado à coleta de exames de sangue específicos que podem comprovar a produção endócrina aumentada.

Tratamento

No caso de confirmação da suspeita de câncer ou da produção excessiva de hormônios, o tratamento pode ser cirúrgico, através da remoção cirúrgica desta glândula afetada, o que corrige o transtorno ocasionado pela produção excessiva de hormônios, restabelecendo o equilíbrio corporal. Consulte o quanto antes seu urologista de confiança, esclareça todas as suas dúvidas, faça o melhor tratamento para o seu caso!!

A cirurgia da Adrenal atualmente é realizada pela via minimamente invasiva, através da laparoscopia pura ou assistida pela robótica, o que traz grandes benefícios para o paciente, como recuperação mais rápida, menos dor, retorno mais rápido às atividades habituais, melhor resultado estético e mínimos riscos. Agende uma consulta com Dr. Raphael Taha e esclareça todas as suas dúvidas.

Agende sua consulta!
É rapido e fácil

imagem agendamento raphael taha